Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

    Cúpulas Panqueca
           
              Um grande mistério da superfície de Vênus são formações chamadas de Cúpulas Panqueca ou Domos Panqueca, tidas como vulcânicas, por serem compostas de magma, que têm média de 300 m de altura e de 25 km de diâmetro, em média. Estas cúpulas de topo achatado são na maioria, de formato circular e íngremes e com cúpula e fraturas radiais e suas faces inclinadas evidenciam que são compostos de lava de grande viscosidade. A maior tem 65 quilômetros de diâmetro e cerca de 1 km altura.  Muitas delas se sobrepõem. Existem, lá, mais de 150 destas cúpulas, que têm formação e composição desconhecida.

 

http://nssdc.gsfc.nasa.gov/imgcat/html/ency_captions/mgn_c115n009_1.html


Explicação:

      A melhor explicação, segundo a teoria VCT600MA, para estas formações é que elas são resultado da queda de imensos pingos de lava da Terra resultantes do choque dos dois planetas e que não foram para o espaço onde teriam se solidificado, tal como os asteróides conhecidos.

   A variedade de marcas observadas nestas formações são resultado do afundamento dos elementos mais pesados visto que o manto terrestre é organizado, em camadas, de acordo com a segregação gravimétrica de seus elementos. Afinal, uma bola com vários km3 de volume seriam formados por várias camadas de magma de densidades diferentes e houve demora em se solidificar o que facilitou a descida dos elementos mais pesados.
Esta é mais uma evidência de que Vênus participou de uma colisão tendo estado, assim, no local do “crime” pois se “sujou” com o “sangue” do agredido.